top of page
O Araçá - Quarteto é um grupo de música instrumental brasileira com raízes no Choro. É formado pelos músicos Leonardo Faria (flautas transversais), Jorge Viviani (violão 7 cordas), Flávio Danza (cavaco) e Leo Brasileiro (pandeiro). Este trabalho, surge do amadurecimento de experiências anteriores destes integrantes que já vinham atuando juntos em outras formações. O repertório do Araçá é resultado de uma cuidadosa pesquisa feita ao longo da vivência no choro dos seus integrantes, fazendo um passeio por músicas autorais e por temas arranjados, desde os mais consagrados no meio a outros não tão explorados. Assim são abordados diversos compositores, como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Moacir Santos, Zeca Freitas, Paulo Moura, Esmeraldino Salles, entre tantos outros.
Leonardo flauta.jpeg
Leonardo Faria

Diplomado em Flauta Transversal pelo Conservatório de Tatuí - SP sob a orientação dos professores Edson Beltrami, Otávio Blóes e Márcia Licatti, graduado em Música pela Universidade Vale do Rio Verde – MG e pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela Universidade Paulista e em Educação Aplicada à Performance Musical pelo Centro Universitário UNIS. Atuou em importantes grupos sinfônicos como Orquestra e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, além de inúmeras atuações como solista. Na área da música popular, realizou apresentações e gravações com artistas como Jorge Ben Jor, Toquinho, Elba Ramalho, Peninha, entre outros. Atualmente faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí e do Conservatório Municipal de Poços de Caldas – MG, onde também flautista da Banda Sinfônica da instituição.

Violonista e educador musical, iniciou seus estudos de música em 1992, atuando desde 1996 como musico profissional. Participou de cursos e máster-class com grandes nomes do violão erudito e popular, tais como Fábio Zanon, Camilo Carrara, Gilvan Oliveira, Luizinho 7 Cordas dentre outros. Foi integrante dos grupos de choro Chorinho Sulfuroso e Desvairados. Participou de eventos como a abertura do show do Grupo Quarteto em Cy, Shows no Instituto Moreira Salles, Festival Música nas Montanhas, Festival de Música de Verão de Campos do Jordão, Centro Cultural Euclides da Cunha, abertura do primeiro show no Brasil do New York Jazz Trio (formado por músicos da banda do cineasta Wood Allen), acompanhou, junto com a Orquestra de Poços de Caldas, músicos como Peninha. Paralelamente ao trabalho com o Araçá Quarteto, toca com o grupo Cumari – Samba e Choro de Gafieira.

Jorge Viviani

Violonista e cavaquinista, iniciou seus estudos musicais em 1992 com violão erudito. Em 2002 fundou a banda de rock alternativo Latuya, onde atuou como compositor, guitarrista e vocalista, assinando ainda a produção do primeiro álbum: 'Alegorias gratuitas', lançado em 2005. Em 2007 ingressou na 'Escola Portátil de Música' no Rio de Janeiro onde estudou até 2013 com grandes nomes do choro carioca como Luciana Rabello, Maurício Carrillo, Jaime Vignoli, Pedro Aragão, Paulo Aragão, Bia Paes Leme, entre outros. Paralelamente ao trabalho com o Araçá Quarteto, é cavaquinista no grupo Cumari – Samba e Choro de Gafieira, além de desenvolver projeto solo de música autoral. Desde 2021 vem atuando como violonista do do grupo Guaimbê.

Flávio Danza

Leo Brasileiro atuou como baixista da banda Tagua, entre 2005 e 2008, em Salvador-BA. Em 2010, já em Poços de Caldas, integra o grupo instrumental Quarteto di Minuto’. Em 2014 atua como percussionista do duo instrumental Dan Schultz & Leo Brasileiro. Desde 2014 vem atuando como ator-percussionista no grupo Rasgacero, com o qual se apresentou em 2014 em Córdoba, Argentina. Em 2016 participa do grupo de choro Desvairados. Desde 2016 vem atuando como pandeirista do Araçá Quarteto e percussionista do grupo de samba Cumari. Desde 2018 vem atuando como percussionista do trio instrumental Sorongaio. Desde 2019 vem atuando como percussionista do grupo Samambaia. Desde 2021 vem atuando como percussionista do do grupo Guaimbê.

Leo Brasileiro
bottom of page